A dança contemporânea é um gênero de dança teatral que se desenvolveu em meados do século XX e, desde então, tornou-se um dos gêneros mais conhecidos, especialmente no mundo ocidental. Considerada abstrata, ela tem influência da dança moderna.

Uma das características da dança contemporânea é o processo de criação da composição coreográfica. É utilizado desde situações rotineiras até temas polêmicos para servir de base na concepção do conceito de uma coreografia. Com isso, ela também traz à tona a inserção de outros elementos artísticos para a dança, como o vídeo, a fotografia, as artes visuais, e a cultura digital como um todo. Esses aspectos permitem que aja uma modificação na percepção do que se entende como movimento.

Quando se pensar em dança contemporânea, se pensa em desconstrução. Porque desconstruir é questionar o que dá sustentação a um conceito já estabelecido pela tradição. Não à toa ela surgiu como uma forma de protesto com a cultura clássica, e modificou as posições de base do ballet e ressignificou seus passos, criando assim uma linguagem própria e singular.

.